5.3.09

Charlie Chaplin

O inesquecível comediante britânco (1889-1977)
Quando nasceu, em Londres, Chaplin foi para um orfanato, pois seu pai abandonara o lar e sua mãe era doente mental. Em 1906 entrou para a companhia Fred Kamo e quatro anos depois assinou contrato com a Keystone, nos Estados Unidos. Filmes curtos com dois rolos fizeram sua fama internacional como Carlitos. Rua da paz, O Balneário e o Imigrante (todos de 1917)apresentava exagero de personagem com crítica social, ao estilo dos romances do inglês Charlie Dickens. Ampliou estas críticas através de uma série de obras-primas: Em busca do ouro (1925), O circo (1928), que recebeu um Oscar especial, Luzes da cidade (1931), Tempos modernos (1936), O Grande ditador (1940) e Monsieur Verdoux (1947), hesitando em aceitar os filmes sonoros. Charles Chaplin assumiu todos os aspectos de produção. Certa vez manteve toda a equipe de filmagem parada por meses, recebendo salário integral, enquanto pensava na solução para um problema.
Seu envolvimento com mulheres geraram vários escandalos.
Foi perseguido pelo macartismo (em inglês McCarthyism: é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950) e se exilou na Suíça com sua esposa Oona. Retornou aos Estados Unidos em 1972 para receber um Oscar honorário, mas apenas com um visto de um mês.
Luzes da ribalta (1952) e Um rei em Nova York (1957) tiveram sucesso moderado, mas a Condessa de Hong Kong (1966), com Marlon Brando e Sofhia Loren, foi um desastre.
Apesar do tempo ter abrandado sua mordacidade, sua língua continuava ferina ("Eu não voltaria para os Estados Unidos, nem que Jesus Cristo fosse o presidente") .
Suas Realizações como comediante, diretor, produtor e compositor foram notáveis, tendo recebido o título de Cavaleiro da Coroa Britãnica em 1975.
Charlie Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal 25 de Dezembro de 1977 em Vevey, Suíça em conseqüência de um derrame cerebral e foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Suíça. Três meses depois, em de 1978, mecânicos bulgaro-poloneses invadiram o cemitério na calada da noite, violaram a sepultura e roubaram o corpo na tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados à morte, o corpo foi recuperado onze semanas depois, no Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-Sur-Vevey, desta vez sob um tampão de concreto de dois metros de espessura (por ordem da família de Chaplin), como medida de precaução para evitar futuros problemas.
(Informações tiradas do livro - 1000 Que Fizeram 100 Anos de Cinema - Istoé The Times)



Em 1992, um filme sobre sua vida foi feito, com o título Chaplin, dirigido por Sir Richard Attenborough, estrelando Robert Downey J., Dan Aykroyd, Geraldine Chaplin (filha de Chaplin, interpretando sua própria avó), Anthony Hopkins, Milla Jovovich, Moira Kelly, Kevin Kline, Diane Lane, Penelope Ann Miller, Paul Rhys, Marisa Tomei, Nancy Travis, e James Woods.

Charlie Chaplin em 1920

Um comentário: