22.2.09

A História do Oscar


O Oscar foi entregue pela primeira vez em 1929, Emil Jannings (1894-1950), foi o primeiro ator a receber o troféu, recebeu dois prêmios na categoria de Melhor Ator pelos papéis desempenhados nos filmes The Way of All Flesh e The Last Command.
A primeira cerimônia era então, um bocado simples. Jantar curto, entrega de troféus, confraternização e só; nada de desfile em tapetes vermelhos, transmissões ao vivo para centenas de países etc. A ideia era premiar uns poucos filmes, atores, atrizes e diretores eleitos pelos menbros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, criada havia dois anos. Iniciada com um grupo pequeno de quanrenta pessoas. Oito décadas depois a Academia é formada por 6 mil indivíduos.
A idéia de agraciar os destaques do cinema com um prêmio foi de Louis Mayer, então presidente dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).
A estatueta, mais tarde batizada de "Oscar", foi criada por Cedric Gibbons, diretor de arte da MGM. Ela representa um cavaleiro com uma espada, de pé sobre um rolo de filme. As cinco divisões do rolo simbolizavam as cinco categorias em que o prêmio era distribuído: atores, diretores, produtores, técnicos e roteiristas.
Em 1928, a estatueta foi fundida em bronze e revestida com uma fina camada de ouro. Desde 1930, no entanto, sua produção ficou um pouco mais elaborada, sendo inicialmente fundida em metal bretanha, depois cobre, seguido de níquel e prata. Cada etapa é seguida de um polimento especial, até finalmente o revestimento com a fina camada de ouro.
Oficialmente, o Oscar chama-se "the Academy Award of Merit". Seu apelido surgiu em meados da década de 30. A versão mais divulgada é que a então secretária da Academia, Margaret Herrick, teria dito ao ver a estatueta pela primeira vez: "Mas parece com meu tio Oscar". Outra versão é de que a atriz Bette Davis (1908-1989), não se sabe se por vingança, espalhou que o troféu tinha feições que lembrava seu ex marido , Harmon Oscar Nelson Jr. Isso ali por volta de 1936.
Nos primórdios do Oscar, a lista dos vencedores era dada à imprensa de antemão, que só podia publicar a lista às 23 horas. Quando, em 1940, um jornal de Los Angeles furou a divulgação, foi introduzido o sistema dos envelopes lacrados.
No começo, eram concedidos dois prêmios aos melhores atores e atrizes, e um Oscar para o melhor filme, melhor diretor, melhor roteirista, câmera e direção de arte. Além disso, já na primeira edição, em 1929, foram concedidos prêmios especiais à Warner Brothers pela produção do primeiro filme sonoro e para Charlie Chaplin pelo Circo.

Emil Jannings (1894-1950)

Nenhum comentário:

Postar um comentário