19.2.09

Humphrey Bogart


Humphrey DeForest Bogart nasceu em Nova Iorque, 25 de Dezembro de 1899, foi um ator de cinema e teatro dos Estados Unidos, eleito pelo American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema norte-americano de todos os tempos.
Humphrey Bogart começou sua carreira nos palcos do Brooklyn em 1921, sem nunca cursar aulas de teatro. Entre 1922 e 1925, ele apareceu em 21 produções da Broadway. Na época, Bogart conheceu Helen Menken. Eles se casaram em 1926 e se separaram um ano depois. Em 1928, ele se casou com a atriz Mary Philips. Mary recusou-se a seguir o marido até Hollywood e pouco depois eles acabaram se divorciando. Em 1938, Bogart casa-se pela terceira vez, agora com a atriz Mayo Methot. O casamento com Mayo foi desastroso, ela era paranóica quando bebia e convencida que o marido a traía, gerava várias discussões.
Durante as filmagens de Uma Aventura na Martinica em 1944 , Bogart conheceu aquela que seria sua quarta esposa e a que lhe traria o casamento mais feliz, a jovem atriz Lauren Bacall, 25 anos mais nova. Eles se casaram em 1945 e fizeram no ano seguinte o filme À Beira do Abismo já como marido e mulher.
Em 6 de janeiro de 1949, Lauren deu a luz ao primeiro filho do casal, Stephen Humphrey Bogart e em 23 de agosto de 1952, eles tiveram uma filha, Leslie Howard Bogart. O nome foi em homenagem ao ator Leslie Howard que ajudou Bogart no início da carreira
Depois de tantos filmes de gangsters, policiais, bandidos e mocinhos, Bogart pela primeira vez faz um filme romântico/dramático, Casablanca.
Em 1949, ele fundou sua própria produtora, a Santana Productions. Seu último trabalho foi em A Trágica Farsa de 1956 no papel de Eddie Willis, um jornalista esportivo que vira promotor de boxe.
Bogart bebia e fumava muito e teve câncer no esôfago. Ele morreu em coma no dia 14 de janeiro de 1957. Tornando-se imortal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário